Friday, October 21, 2005

Orquestra de Vegetais


Tudo começou em 1997 com a criação dum instrumento musical a partir dum tomate. Desde então, variadissimos vegetais foram transformados em instrumentos musicais que originaram a "The first viennese Vegetable Orchestra "!
9 pessoas compõem e adapatam musicas para este tipo de instrumentos, mostrando uma sonoridade completamente diferente do que estamos habituados a ouvir. E olhem que até tem uma certa graça.... ;)
Já têm o primeiro álbum lançado e andam em tournee pelo mundo a espalhar os sons que os nossos queridos vegetais insistem em distribuir.
Para quem quer experienciar sensações novas, aconselho um saltito aqui!

Bons sons e melhores viagens auditivas ;)

Thursday, October 20, 2005

Croquetes Apetitosos

Ingredientes:

Bróculos
Couve de folha bem verde
Couve-flor
Cenoura
Farinha
Leite
Cebola
Azeite
Sal
Pimenta
Alho em pó
Mangerona
Duas mãos alegres
-----------------------------------------
Cozem-se os bróculos, a couve-flor e a couve verde até ficarem tenros.
Depois de cozidos são triturados com a varinha mágica até ficarem quase puré. Entretanto cortam-se as cenouras em tiras de pequenas dimensões.
Aloura-se num fio de azeite a cebola picada e juntam-se os legumes triturados, a cenoura crua, o sal, as especiarias e incorpora-se tudo. Enquanto apura, desfaz-se a farinha no leite que será adicionado ao puré de modo a que este engrosse um pouco.
Depois de adquirir a consistência desejada, deixa-se arrefecer e com duas mãos alegres fazem-se croquetes que são, posteriormente, polvilhados com farinha.
Vão ao forno numa assadeira untada com azeite durante 20 minutos.
-----------------------------------------
São... vi-ci-an-tes! ;)
BOM APETITE!


Tuesday, October 11, 2005

LifeStraw

Não posso deixar passar em branco esta palhinha milagrosa...










A "Lifestraw" ganhou o prémio INDEX 2005 e compreendo perfeitamente o porquê da vitória!
Não é que esta portátil palhinha é capaz de transformar água imprópria para consumo em água potável, no MOMENTO?!

Impressionante, não é?
Foi desenhada a pensar no problema da falta de água potável nos países do "3º mundo" e na quantidade de mortes e doenças provocadas pela carência deste líquido indispensável à nossa sobrevivência.
A energia usada para o seu funcionmento vem do próprio utilizador, a durabilidade é de um ano/pessoa (aproximadamente), os custos baixissimos, e filtra bactérias responsáveis por doenças como tifo, cólera ou diarreias várias. Sem falar do "tunning" de um filtro de carvão activo com o objectivo de melhorar o "sabor" da água consumida.

É claro que, como tudo na vida, não é perfeita. Não resolve o problema dos metais pesados na água, e o salitre diminui em metade a sua durabilidade....

MAS, a meu ver, é um EXCELENTE começo e uma luz ao fundo do tunel ;)