Friday, February 09, 2007

O prato tipico Vegetariano Vs prato tipico Português!

Aos olhos da maioria das pessoas, um prato típico vegetariano é a "bela" da salada; Um prato típico português é, por exemplo, um bacalhau à braz.

Ora, andava eu nas minhas leituras cibernéticas sobre vegetarianismo quando dei de caras com um artigo (semelhante à opinião de muitos) que criticava negativamente (desancava mesmo) a adaptação de pratos típicos regionais ao vegetarianismo.
Pois eu fiz uma pesquisa a "cozinha típica vegetariana" e não consegui encontrar nada. Por sua vez, fiz outras pesquisas a "cozinha típica" francesa, portuguesa, grega, etc e apareceram-me várias receitas, muitas das quais deveras apetitosas e aliciantes!
O vegetarianismo, é um opção de vida. Não é típico dum país. Não é só UM, é uma fusão, uma consciência, um desenvolvimento...
É aconselhado por algumas religiões e filosofias de vida e há quem o faça por essas razões, ou por questões ecológicas, defesa do animal, etc.

Porque não há um prato típico vegetariano, porque uma das belezas deste tipo de alimentação é a de podermos adaptar pratos típicos de todo o mundo à nossa cultura alimentar, tornando-a ainda mais rica e apelativa do que já é, discordo completamente com essas ideias que dizem: "se és vegetariano, não podes comer pratos ispirados na cultura do teu ou de outro país"
Acho preconceituoso e castrador.

Sou defensora do vegetarianismo, fã de inventar pratos e conceitos novos, mas também conheço a delícia dum bom alho francês à braz ou umas papas de "sarrabulho de lentilhas".
O lugarzinho do Vegetariano no mundo, já está conquistado: somos aqueles que comemos saladas e alimentos insípidos (dizem os desconhecedores... ). Por isso, acho que o importante é mostrarmos que retiramos prazer das nossas refeições desmanchando essa ideia sem nexo. E se algumas das nossas comidas são uns hamburguers vegetarianos ou uns rojões vegan, qual é o mal ?! Por essa ordem de ideias, ainda andavam os europeus a viver da castanha porque a batata é originária do continente americano!
Acredito piamenente que é na mistura de culturas e conhecimentos que crescemos na vida, por isso, deixem-se de minhoquices e abracem também a cozinha tipica portuguesa vegetariana ;)

Boas fusões e melhores degustações ;)

4 Comments:

At 8:38 PM, Blogger varna said...

concordo.
beijinhos*

 
At 4:59 PM, Blogger Joana Caetano said...

apoiada!
Eu e a minha irmã da-mos nomes aos pratos todos, até o alho francês à Brás. E o pica-pau de soja que bom que é! As pessoas muitas vezes gozam com os nomes mas é assim mesmo que tem de ser, sem preconceitos nem minhoquices. És cá das minhas! Txim txim *

 
At 4:39 PM, Blogger Etelvina said...

joana: mai nada ;) à nossa *

 
At 3:50 PM, Blogger CarlaRamalho said...

Eu ando a pensar tornar-me vegetariana. Já li algumas coisas, já pesquisei receitas, mas continuo um pouco receosa de dar o primeiro passo, pois sou um pouco esquisita com a alimentação (não gosto de tudo) e também, onde moro, não tenho acesso a certos alimentos vegetarianos. De qq forma, a ideia que deixaste é interessante. Não vale a pena estar limitada ao tofu e afins, que ainda não provei mas dizem que sabe mal, basta adaptar e usar um pouco a imaginação. Mas... já agora, tens algums livro, site que recomendes, onde se possam tirar boas ideias e fáceis de pôr em prática? Obrigada, Bj

 

Post a Comment

<< Home